O atendimento ao cliente é parte fundamental para o sucesso de sua empresa. Por meio dele é possível mensurar a satisfação do cliente, estabelecer estratégias eficientes de vendas e critérios para a fidelização.
Apesar da relevância, o atendimento ao cliente é ineficiente em muitas empresas. Neste artigo, separamos os 5 principais erros que as pessoas cometem na execução desse serviço. Confira!
1. Excesso de burocracia
Ao entrar em contato com a central de atendimento, o cliente espera que o seu problema seja atendido prontamente. O ideal é que existam procedimentos de curto e médio prazo para contornar o ocorrido e fazer com que ele continue a confiar na empresa.
Atendentes desatentos, número excessivo de formulários, documentos e exigências podem trazer dor de cabeça ao cliente e – futuramente – à empresa, que perde a confiança do seu público.
2. Falta de feedback
Saber ouvir é fundamental em qualquer segmento. Além de permitir conhecer melhor o cliente, ajuda na tomada de decisões futuras.
Estabeleça estratégias fáceis para o feedback e treine uma equipe para avaliá-los. As pesquisas podem ser realizadas por e-mail ou por telefone. Se possível, crie um mecanismo de respostas para as reclamações.
3. Informações imprecisas
Quem entra em contato com a empresa quer informações precisas, que o auxiliem na compra ou na resolução de seu problema. Atendimento eletrônico ineficiente, demora na resposta e o fornecimento de informações confusas tornam a experiência negativa e fazem com que o cliente desista da compra.
Ofereça um serviço de ajuda treinado. Crie soluções de curto prazo que garantam o rápido atendimento. Forneça serviço de FAQ, com as principais dúvidas sobre os procedimentos da empresa.
4. Canais de comunicação ineficientes
Não é preciso criar uma mega central de atendimento, com atendente eletrônico e várias opções de direcionamento. Uma fanpage bem atualizada ou um site com informações precisas pode gerar resultados.
Avalie qual é o meio de comunicação mais utilizado pelos seus clientes. A partir daí, estabeleça estratégias que facilitarão o contato. Um simples SMS às vezes pode fazer a diferença para o relacionamento com o consumidor.
Inscreva-se para receber nossos materiais! 👇👇
5. Ignorar a concorrência
A concorrência pode fornecer respostas que melhorarão o seu atendimento. É importante conhecer o que eles têm feito, quais são seus erros e quais são seus acertos. Assim, você acaba conhecendo mais sobre as preferências do seu público-alvo.
Gostou do artigo? Curta e compartilhe em suas redes sociais. Deixe sua opinião nos comentários.
Até o próximo artigo!
Fontes:
https://blog.wittel.com/falhas-no-atendimento-ao-cliente/
https://satisfacaodeclientes.com/os-erros-mais-comuns-no-atendimento-ao-cliente/
https://br.freepik.com/vetores-gratis/suporte-com-icones_982028.htm