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O futuro do Omnichannel no Brasil

Sabemos que o modo como as pessoas realizam suas compras mudou nos últimos anos e, atualmente, os compradores circulam livremente entre o meio on-line e o off-line.

Por isso, é fundamental que as marcas ofereçam experiências capazes de conectar todos os seus pontos de contato durante a jornada desse consumidor.

É necessário que as empresas conheçam o percurso de consumo do início ao fim, considerando todos os seus pontos de contato com o consumidor, tanto on quanto off-line.

Foi a partir dessas necessidades que surgiu o conceito de Omnichannel que tem revolucionado o mercado, e possui estratégias futuras para o Brasil.

Se você ainda não conhece esse conceito e as suas vantagens, não se preocupe! Pois é sobre isso que falaremos neste post.

Para facilitar a leitura, esse artigo foi dividido em alguns tópicos!

  • O que é Omnichannel?
  • Por que o Omnichannel crescerá ainda mais no Brasil e no Mundo?
  • 4 passos para o crescimento do Omnichannel;
  • Investimento em Tecnologia;
  • Investimento técnico e financeiro;
  • Treinamento adequado;
  • Mudanças na cultura das empresas;
  • Novos dados para traçar novas estratégias;
  • Conclusão.

 

O que é Omnichannel?

Durante muito tempo, comprar um produto era questão de procurar de loja em loja até encontrar o item desejado ou conseguir o melhor custo-benefício.

Porém, nos dias atuais, com a popularização da internet, o consumidor continua sua busca pelos melhores preços e produtos, mas agora também no meio on-line. E exatamente com o objetivo de otimizar sua presença em todos esses ambientes, fortalecer a marca e aumentar as vendas, a estratégia Omnichannel surgiu.

Omnichannel foi um termo criado pelos profissionais de marketing e é a junção de dois termos – Omni, do Latim – que pode significar “todos” ou “cada” – e Channel, do inglês – que significa canais, para descrever as necessidades e os desejos do consumidor do futuro.

Ou seja, basicamente Omnichannel significa todos os canais.

E apesar do desafio ser algo considerado complexo, já está em uso e em diferentes estágios de desenvolvimento por muitos varejistas no mundo.

Tudo começa com a integração da loja on-line com a loja off-line e a exploração de “todas e cada” oportunidade que esses canais propiciam para atender seus consumidores alvo.

A partir da criação de multicanais, que é basicamente o significado da palavra Omnichannel, que não se refere apenas a integrar on-line e off-line, mas de explorar as várias oportunidades que podem surgir no mundo digital.

E neste caso, é importante destacar que alguns canais já estão inseridos nesse contexto, tais como: sites de busca, site da marca, blog corporativo, redes sociais, aplicativos de mensagens, entre outros.

Estes canais podem ser usados por seus clientes para pesquisas, recomendações e trocas de experiências sobre o que comprar e onde fazer isso.

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Os benefícios do Omnichannel para o seu negócio:

  • Vendas;
  • Satisfação com os serviços prestados;
  • Retenção de shoppers;
  • Força de branding da marca.

 

Por que o Omnichannel crescerá ainda mais no Brasil e no Mundo?

Hoje, os consumidores querem ser capazes de encontrar informações do produto de forma rápida e prática em seus smartphones.

Ou seja, eles desejam ter facilidade para localizar os produtos esgotados em lojas da região ou no on-line, poder reservar e buscar o produto, criar wishlists na web, usar ferramentas de busca e acessar informações sobre o programa de fidelidade.

E por isso, não faltam motivos para afirmar que o Omnichannel representa o futuro do varejo aqui no Brasil e em todo o mundo.

E, por mais que essa afirmação possa parecer forte demais a princípio, estamos na era do imediatismo, o que significa que adotar uma estratégia multicanal é a forma perfeita de lidar com essa urgência por parte dos consumidores.

Ou seja, isso quer dizer que o comportamento de compra das pessoas está convergindo cada vez mais para a integração do mundo on-line com o off-line. E as marcas que entendem isso conseguem criar mais oportunidades de venda e fidelização.

Portanto, a ideia de usar o Omnichannel não está em fazer as pessoas comprarem pela internet. O propósito é se adequar aos vários canais que os consumidores já usam, e, assim, facilitar a compra em qualquer um deles.

 

4 passos para o crescimento do Omnichannel

1. Investimento em Técnico e Financeiro

Os grandes investimentos são na maioria das vezes vistos com desconfiança. Por isso, as tecnologias necessárias podem não ser consideradas como importantes.

Porém, neste caso, é muito importante que as empresas realmente façam os investimentos necessários para a implantação das novas tecnologias.

Para todas as empresas do varejo que entram para o mundo digital, investir em tecnologia é algo fundamental. E isso é essencial, principalmente em termos de estrutura, já que os novos recursos precisam estar disponibilizados com foco em atrair e fidelizar os novos clientes.

Além, é claro, dos cuidados com as questões comerciais, logísticas, contábeis, fiscais, entre outras.

 

2. Treinamento adequado

Como já podemos constatar, o consumidor mudou. E atualmente, antes de entrar em uma loja, ele praticamente já possui as informações que julga necessário sobre o produto que deseja adquirir.

Por isso, é muito importante que o vendedor esteja atento a essas atualizações tecnológicas, permitindo uma interação maior com o consumidor, sendo mais um consultor do que um vendedor.

Os próprios colaboradores precisam estar capacitados no mundo digital, de vendedores até a equipe de marketing, todos precisam estar alinhados com as novidades.

 

3. Mudanças na cultura das empresas

Atualmente, um dos principais motivos pelos quais as empresas não adotarem as estratégias de Omnichannel, é por não atribuírem o devido valor a presença nos canais digitais.

Levando em consideração que a rotina administrativa será modificada, é muito importante que as organizações invistam em planejamento para a implementação dessa estratégia.

Ou seja, estudar o quadro organizacional da empresa e estabelecer metas claras e objetivas a partir da convergência Omnichannel é um passo importantíssimo para alcançar resultados positivos!

 

4. Novos dados para traçar novas estratégias

Assim como quase todos os elementos da era digital, a tendência Omnichannel está em constante mudança e adaptação.

A partir do momento em que o varejo se apropria do uso da tecnologia digital, ele passa a receber uma nova remessa de informações sobre o perfil dos seus clientes atuais, tais como seus hábitos e padrões de consumo.

As empresas poderão executar novos planos para melhorar ainda mais o relacionamento com seus públicos e, assim, otimizar os resultados.

Quando uma empresa do varejo se torna Omnichannel, é sinal de que está preocupada em oferecer ao seu cliente a melhor qualidade de atendimento possível, junto com produtos e serviços de qualidade.

Além disso, demonstra que a empresa está alinhada com as novas tecnologias e com a forma como elas podem ampliar as possibilidades do seu negócio.

 

Conclusão

Como podemos observar durante a leitura deste artigo, a tendência Omnichannel está crescendo cada vez mais no Brasil e no Mundo.

As empresas no Brasil terão uma grande oportunidade de entrar no mundo digital e aproveitar ao máximo suas vantagens. Para isso, basta utilizar as novas estratégias e quebrar as barreiras que impedem o seu crescimento.

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Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. Vemos você no próximo artigo!

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